A Metodologia da Ventomania se baseia no fato que todas as pessoas podem aprender a praticar um esporte se assim desejarem. Assim, ao nosso ver, não existem pessoas que tem "jeito" ou "nasceram" para esta ou aquela atividade. Existem sim pessoas interessadas em aprender. Procuramos então, criar condições favoráveis para que estas pessoas possam desenvolver a habilidade motora necessária para cumprir o proposto pelo ato de voar parapente.

Os instrutores Sivuca e André são na verdade, facilitadores que observam e tratam cada pessoa como um ser absolutamente exclusivo e propõe o uso de "tarefas" que visam ajudar a desenvolver as habilidades específicas necessárias para a prática do esporte. Deste modo, o aluno nunca encontra uma aula monótona, estando sempre envolvido com exercícios que o preparam para todas as situações do voo de parapente, sempre visando o aspecto segurança em primeiro lugar.

Não se pode esquecer, que além de ensinar a voar, procuramos mostrar ao novo piloto, que existe uma filosofia no esporte, isto é, um conjunto de pensamentos que abrangem desde as normas de segurança na sua mais profunda abordagem, até a ética entre os pilotos, o espírito de competição saudável, o ato de conhecer as próprias limitações técnicas e aprender a aceitar e respeitar tanto a si quanto aos colegas. Como já dissemos, na verdade, não "ensinamos" a voar, somos sim facilitadores do aprendizado.

O aluno da Ventomania não será apenas um excelente piloto, será também um esportista valoroso, cortês, sincero, que ama a natureza e ao próximo.

Sivuca - julho 1998

Este texto abaixo está gravado no formato Adobe.PDF e pode ser baixado e lido diretamente no seu computador ou impresso. Ele sintetiza todo nosso pensamento metodológico com muito mais detalhes

pequeno-manual-instrutor.pdf