Perguntas:

Por que o SiV Vip é a melhor escolha para qualquer piloto?

R: Porque o instrutor Sivuca além de ter quase vinte anos de experiência em vôo de parapente, de ser instrutor de SIV desde 1996, de ser um instrutor homologado pela Associação Brasileira de Parapente, ele REALIZA TODAS AS MANOBRAS e é especialista em didática de ensino, sendo portanto uma pessoa que pode falar e instruir sobre qualquer tipo de manobra com real propriedade e confiabilidade.

Além disto, contamos com o reboque feito justamente por um instrutor de SIV, o Kurt que é muuuito experiente.

Algumas pessoas dizem que o curso não tem nada a ver com o vôo que faço na minha rampa.

R: É uma inverdade. O treinamento técnico prepara você para enfrentar situações de turbulência com muito mais confiança. Apesar de algumas manobras feitas no curso parecerem muito diferentes daquilo que você faz em seus vôos normais, elas tem um porquê e levaram anos para serem aprimoradas. Tudo tem um fundamento didático e é feito objetivando proporcionar o aumento de sua destreza.

Eu não gosto de acrobacias, para que vou aprender a fazer wingovers e outras manobras supostamente acrobáticas?

R: Você não precisa ser um acrobata para ser um bom piloto, porém algumas manobras como o wingover são o fundamento dos movimentos pendulares e todo o comportamento do parapente se baseia em movimentos pendulares. Você não precisa fazer wingovers em todos os seus vôos, mas a compreensão deste tipo de movimento gera o aumento da compreensão do sistema pendular no parapente e conseqüentemente de sua segurança

Mas neste curso eu vou cair na água?

R: Não necessariamente. A maioria dos pilotos sequer molha os pés, entretanto a água está lá para sua segurança e se as coisas não funcionarem exatamente como programado você poderá sim cair na água, o que é muito melhor que cair sobre pedras, árvores ou casas, não é verdade?

De qualquer modo, a grande maioria dos pousos na água acontecem porque o piloto não teve planeio suficiente para chegar na água, ao contrário do que se crê que os pilotos caem normalmente por conta de panes e abertura de reserva.

E se cair na água? Estraga o parapente?

R: Não! A água da represa é transparente e basta inflar um pouco o parapa ao vento que rapidamente ele estará sequinho.

As manobras não danificam meu parapente?

R: O parapente é superdimensionado e agüenta tranqüilamente todas as manobras. É claro que se você passa seus dias fazendo manobras seu parapente irá se desgastar mais rapidamente que os outros, porém um curso SIV de vez em quando não será o agente causador do desgaste prematuro de seu parapente.

Terei de executar manobras muito arriscadas?

R: Você somente irá executar as manobras que desejar. Ninguém é obrigado a fazer quaisquer manobras. O seu programa será combinado de acordo com sua capacidade técnica. Se eu perceber que você não tem ainda vivência técnica para executar determinadas manobras, serei o primeiro a desaconselhar a execução.

Ao mesmo tempo, serei o primeiro a incentivá-lo a executar manobras mais complexas se eu perceber que sua capacitação técnica dá este tipo de possibilidade.

Qual a vantagem de sermos em apenas 4 alunos?

R: Com apenas 4 participantes, a atenção do instrutor é distribuída em um número menor de pessoas, o tempo de espera entre as manobras diminui e toda a estrutura do curso fica mais descomplicada agilizando o processo todo.

Quero juntar uma turma de amigos para irmos fazer o curso juntos, isso é possível?

R: Sim, é possível, mas falando honestamente é bastante improvável que dê certo... a maioria das pessoas que tenta juntar grupos para fazer SIV, passa anos juntando a turma e não consegue, pois cada hora um tem um problema diferente e a turma vai se adiando indefinidamente. Quer meu conselho? Convide no máximo seu melhor amigo ou então cuide de seu nariz, faça seu curso e salve-se quem puder.

Onde irei dormir?

R: o curso é realizado na represa de Joanópolis e dormimos na Pousada Monteleone ou na Pousada Porto Calábria que por seu nível de conforto e mordomia, ratificam o nome VIP do curso. Ambas ficam de frente para a água. Você pode inclusive trazer sua família que passará um lindo final de semana.

Não preocupação com roupa de cama ou banho e o serviço de ambas as pousadas é realmente de ótima qualidade. Quarto com lareira, piscina aquecida a 32 graus e um buffet a nível São Paulo são algumas das características.

Leia o artigo "Por que alguns pilotos não querem participar de um SIV?"

Tens mais perguntas? Aproveite para fazê-las aqui